COMITÊ DE CULTURA DE ALAGOAS
Quem Somos
Duas décadas de atuação cultural
O Comitê de Cultura de Alagoas é formado por duas instituições que, em 2025, celebram 20 anos de contribuição para o cenário cultural do estado: o Coletivo Popfuzz e a Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA). Ambas as organizações, cada uma com suas particularidades e áreas de atuação, consolidaram-se como referências fundamentais na promoção e desenvolvimento da cultura alagoana.
O Coletivo Popfuzz iniciou suas atividades em 2005, reunindo gestores, artistas e ativistas culturais em torno de um projeto comum. Embora tenha se formalizado como Organização da Sociedade Civil apenas em 2011, a instituição já construía sua trajetória no estado há seis anos. Pautando suas ações no trabalho coletivo e orientada pelos princípios da Cultura Livre e da Economia Solidária, a Popfuzz desenvolve uma ampla programação que inclui festivais, mostras, feiras, shows, exposições e diversas atividades voltadas à formação artística e cultural.
A AAMA estabeleceu-se em Arapiraca como uma das principais referências culturais do agreste alagoano. A associação consolidou-se como um espaço genuinamente plural, onde diferentes linguagens artísticas convergem para dialogar com o território, suas tradições e transformações contemporâneas. Durante essas duas décadas, a AAMA foi responsável por impulsionar projetos marcantes no teatro e no cinema regional, além de fomentar ações significativas em literatura, música e formação cultural. Guiada por valores como diversidade, pertencimento comunitário e inovação, a instituição tornou-se um símbolo de resistência e vitalidade cultural no interior de Alagoas.
Nossa Equipe
Nina Magalhães
Produtora cultural e arquiteta natural de Arapiraca/AL, atua desde 2006 no cenário cultural alagoano. É coordenadora do Comitê de Cultura em Alagoas e integra a Associação Cultural Popfuzz, onde foi responsável pela idealização e produção de festivais, shows, mostras, exposições e ações formativas. Com vasta experiência em audiovisual, atua como diretora de arte e produtora executiva em diversos curtas e longas metragens alagoanos. Foi conselheira de políticas culturais em Maceió (2019–2021).
Nando Magalhães
Nasceu em Arapiraca. É produtor cultural, pesquisador de cultura e políticas culturais. Atualmente é coordenador metodológico do Comitê de Cultura. Membro do Coletivo Popfuzz desde 2006, realiza atividades de curadoria, produção e idealização de projetos culturais. É membro do NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca. É sócio fundador do selo editorial independente Trajes Lunares. Atua também como pesquisador cinematográfico, técnico de som direto, diretor de som e compositor de trilhas sonoras.
Vanessa Mota
Vanessa Mota é fotógrafa e cineasta. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas, é atuante no cenário cultural alagoano desde 2009, quando participou da idealização e produção de um festival de música contemporânea em Maceió. Integra a Associaçao Cultural Popfuzz desde 2012, tendo coordenado a cobertura fotográfica de diversas ações do coletivo. Atualmente, Vanessa é Coordenadora de Comunicação do Comitê de Cultura em Alagoas.
Karina Liliane
Karina Liliane é produtora cultural, realizadora audiovisual, atriz e jornalista, com pós-graduação em Gestão Cultural. Na área da música produziu shows e assinou a coordenação de estrutura e palco do Festival Maionese (2017), além de compor a equipe de produção de palco do Festival MADA (2018). Atua desde 2016 no audiovisual onde dirigiu os curtas Delas e Onde você mora?. Produziu o álbum visual Presença, de Andrea Laís, foi produtora executiva do Festival Alagoanes e fez parte da equipe de produção da Mostra Sururu de Cinema Alagoano durante 8 edições, sendo as duas últimas enquanto Diretora de Produção. Atualmente compõe o Comitê de Cultura em Alagoas.
Kátia Barros
Arquiteta, produtora cultural e audiovisual. Integra o NAVI (Núcleo do Audiovisual de Arapiraca), AAMMA (Associação dos Artistas da Massaranduba) e Arte Camaleão Filmes como produtora, e o Comitê de Cultura em Alagoas, na função de Assessoria de Projetos e Parcerias. Faz parte do clube de leitura e cineclube, Clube 42, como produtora executiva e mediadora. Esteve à frente como produtora dos eventos: Paixão de Cristo de Arapiraca (2024/2025) e do III Festival de Cinema de Arapiraca (2024).
Caíque Guimarães
Criador do Festival Maionese, onde iniciou sua atuação cultural. Fundador do Coletivo Popfuzz, produziu eventos como Popfuzz Apresenta, Grito Rock e Noite dos Malditos. Atuou em festivais como Dosol, Ocupe a Praça!, Forrock e Bienal Sesc. Trabalhou com cinema e som direto em curtas. Proprietário do Popfuzz Pub e membro do Comitê de Cultura de Alagoas. Realizou projetos premiados e aprovados por editais do MINC, BNB e FMAC.
Leandro Alves
Mestre em Cinema pela UFS e graduado pela FACISA (PB), é coordenador executivo da OSC parceira AAMA no Comitê de Cultura de Alagoas e do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, onde atua com formação audiovisual. Dirigiu os curtas Hoje tem espetáculo? (2010), Flamor (2013), Avalanche (2017) e Nós duas (2023), além do longa Movimento Perpétuo (2025). Está em produção dos longas Os Romeiros de Coutinho e Bando.
Tarcísio Ferreira
Tarcísio Ferreira é realizador audiovisual de Arapiraca (AL), atuante desde 2012 no cinema independente e na publicidade como fotógrafo still, montador, diretor de fotografia e diretor. Integra o NAVI – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca e é técnico de comunicação e artes do Programa Nacional Comitês de Cultura em Alagoas. Assina mais de 20 obras em diversas funções no audiovisual.
Marcos André
Marcos André é profissional do audiovisual com mais de 20 anos de experiência. Formado em Computação Gráfica e Publicidade, atua como editor, animador, diretor de arte e técnico em efeitos especiais. Trabalhou em comerciais, filmes e videoclipes, colaborando com produtoras como 082 Cine e Vídeo e CadabraFX. Participou de curtas premiados e projetos de video mapping e animação, destacando-se pela versatilidade e domínio técnico em diversas etapas da produção.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
Grupo de Informes do Comitê
Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.